Lisboa, 1987 - 2003

Respeitar o sítio e construir actual








Pretende-se demonstrar que podemos respeitar o sítio, "não imitando o antigo", mas construindo actual, aproveitando todo o desenvolvimento tecnológico, para um melhor habitar.

Pequeno empreendimento imobiliário, no bairro histórico da Lapa, composto por dois edifícios destinados a habitação incluindo entre eles uma escadaria que fará a ligação da Cc das Necessidades com a Av. Infante Santo, ao longo do que resta do antigo Aqueduto das Águas Livres, mandado construir no século XVIII por D. João V.

A principal mais valia deste condomínio, para além do sítio, das vistas desafogadas sobre a tapada do Palácio das Necessidades e dos seus acabamentos, será na proposta de apenas dez apartamentos com amplos espaços desafogados e flexíveis, que permitirão a sua adaptação às características, personalidade e gosto de cada um dos seus futuros moradores.

“Se todos somos diferentes porquê vivermos em casas todas iguais?”.

Assim, cada apartamento poderá ser um “loft”, onde a sala, cozinha e, mesmo os quartos, poderão ser um único e amplo espaço, ou a sua total subdivisão em espaços completamente independentes, passando por outras soluções intermédias “à vontade e gosto de cada um”.

A segunda “inovação”, foi na dimensão dos apartamentos, entre 150 e 480 m2.
As salas a toda a profundidade dos prédios (de duplo pé direito nos duplex do nº50), que permitirão que recebam Sol logo de manhã e à tarde a Poente.

Procurou-se a excelência a preços razoáveis. Apostou-se no que não há, no que, avidamente se procura, mas não se encontra!